segunda-feira, 14 de maio de 2012

UFJF: Seminário debate EBSERH e repercussões para os HUs

O Comitê em Defesa do HU realizou na manhã desta quinta-feira (10) o Seminário sobre a EBSERH – privatização dos hospitais universitários. Trabalhadores e estudantes da UFJF se reuniram no anfiteatro do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFJF) para ouvir as considerações de quatro palestrantes sobre a criação da empresa de direito privado para gerir os HUs brasileiros. Participaram do Seminário mais de cem pessoas.

Representando a Fasubra Sindical, compareceu ao Seminário a Coordenadora de Seguridade Social, Lígia Regina Antunes Martins. Pela categoria dos docentes, palestrou a diretora do Andes - Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, Cláudia March. Também falou ao público o dirigente do DCE e representante da ANEL – Assembleia Nacional de Estudantes Livre, Felipe Fonseca. Representando os usuários do Sistema Único de Saúde da região, Leonardo Vidal Mattos palestrou em nome do Fórum em Defesa do SUS de Minas Gerais e da Executiva Nacional de Estudantes de Farmácia.

Todos os quatro palestrantes foram categóricos ao afirmar que a EBSERH traz prejuízos para todos os segmentos da universidade e usuários do SUS, a partir de estudos e levantamentos realizados pelas entidades que representam. As conclusões foram de que empresa corresponde à privatização da educação e da saúde pública. Cada um ressaltou a repercussão da entrega da administração do HU à empresa de direito privado, do ponto de vista de cada segmento da comunidade. Depois das palestras, o público fez perguntas aos convidados.

O Comitê em Defesa do HU produziu diversas faixas de protesto contra a privatização dos hospitais de ensino e as colocou no anfiteatro, evidenciando a disposição de luta dos três segmentos da UFJF e comunidade usuária do HU/UFJF pela manutenção da unidade vinculada à universidade e 100% SUS. O Comitê reivindica o voto contrário do Conselho Superior ao convênio com a empresa de direito privado. O Seminário foi uma das ações organizadas em Juiz de Fora dentro desta campanha.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Instituíções Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário